Que Trento é irresistível, você já sabe. Imagine, então, incrementá-lo com outro sabor adorado por muitos brasileiros? Sim, o tema de hoje é café com chocolate!
Por que será que os dois combinam tanto? Se você já fez essa pergunta, saiba que existe uma explicação simples para a mistura dar tão certo — aliás, falaremos sobre isso no post.
Fique com a gente e descubra como harmonizar duas grandes paixões nacionais!
A mágica combinação de café com chocolate
Ninguém resiste a um cafezinho, principalmente nas tardes chuvosas ou nos dias frios do outono e do inverno. Isso porque, além de aquecer, a bebida ainda dá um gás a mais para as tarefas da rotina.
Um fato curioso é que, assim como os vinhos, o café harmoniza muito bem com certos alimentos. O chocolate faz parte da lista e pode ser combinado à bebida por semelhança ou contraste de sabores.
A harmonização por similaridade inclui ingredientes com características bem parecidas (café doce com chocolate doce ou café amargo com chocolate amargo). É uma opção que intensifica o sabor e o aroma dos produtos utilizados.
Já o contraste inclui sabores opostos (como um café amargo + um chocolate doce). É o tipo de harmonização mais indicado para atingir o equilíbrio no paladar e experimentar sensações gustativas completamente novas!
Uma ligação interessante entre o café e o chocolate está nas áreas de produção: os dois são cultivados, em grande parte, nas regiões tropicais do planeta. Além disso, ambos precisam passar pelo processo de torra antes do consumo.
A harmonização com chocolate Trento
Cada pessoa tem seu jeito de preparar o café: algumas preferem amenizar o amargor dos grãos, outras priorizam a bebida sem nenhuma adição de açúcar ou adoçante.
Mas, se você é do time que curte sabores adocicados, vai gostar de incluir algumas unidades de Trento na degustação. Veja agora como harmonizar café com chocolate.
Considere a torra do café
Essa dica facilita a escolha de harmonização com chocolates Trento, seja para aquele café demorado da tarde, seja em um intervalo rápido entre as atividades cotidianas.
Anote aí: em geral, os cafés de torra clara combinam com chocolates que têm um alto percentual de cacau em sua composição — os famosos amargos ou o tipo meio amargo. Nesses casos, Trento Dark é uma boa opção por ter 55% de cacau.
O contrário também vale: cafés densos e de torra escura pedem chocolates com menos cacau. Então, prefira os brancos das linhas Allegro, Massimo e Speciale. Outras opções são os chocolates com sabor de frutas e as versões inspiradas em sobremesas.
Já os cafés de torra média tendem a ser apreciados com chocolates que equilibram bem o doce e o amargo. Assim, sugerimos todas as formas de chocolate ao leite encontradas em nossa loja, como Bites, Mini, entre outras.
Use a técnica da triangulação
Essa prática ajuda a perceber melhor a interação entre as propriedades do café e do chocolate. Deu vontade de testar? Então, escolha os seus produtos e coloque a triangulação em prática:
- comece com um gole de café para sentir as principais características da bebida;
- em seguida, leve um pedaço de chocolate à boca e deixe derreter um pouco;
- com parte do chocolate ainda na boca, beba mais um gole de café.
A junção dos ingredientes trará sabores únicos ao paladar, proporcionando sensações agradáveis que deixam aquele gostinho de quero mais. Impossível não repetir quando se trata de café com chocolate Trento, né?